14 jul 2025

Vía Cânticos Pastais, Meadinha, A Peneda (Portugal)

 

Croquis da Cânticos Pastais. Fonte: https://www.facebook.com/profile.php?id=100054601894007

13 jul 2025

Vía do Buraco, Meadinha, A Peneda (Portugal)


 Vía do Buraco. Fonte: Facebook de meadinha.com: https://www.facebook.com/profile.php?id=100054601894007

Favoritos 27 de Xuño ás 07:42 
Via do Buraco - Meadinha
A combinação de largos é uma forma de buscarmos uma lógica ou uma certa harmonia relativamente a um traçado que cruza uma parede. As motivações podem ser variadas, traçar o itinerário mais fácil ou mais difícil, mais direto ou a somar o maior número de metros, combinar os largos com mais autoproteção ou os que necessitam de menos... há todo um conjunto de possibilidades de acordo com a criatividade e motivação de cada um.
A via do Buraco é uma linha clássica de combinação de vias que permite a chegada ao topo da Meadinha, tentando evitar os largos mais exigentes dessas vias. É uma das vias mais recomendadas para aquelas cordadas que querem pela primeira vez fazer uma via completa na Meadinha com saída por cima, ou uma via para aquele segundo dia de escalada na Meadinha, em que já não se está com corpo ou espírito para grandes consumições. Trata-se na sua essência mais básica, de uma combinação de largos entre a KaKa Deluxe, Autopista e Cálice do Porto.
O traçado aqui sugerido é o mais usual, existindo sempre pequenas variantes de acordo com as motivações de cada cordada.
Descrição da via:
L1 - 6a+ (30mts)
O traçado mais clássico é entrar pela KaKa Deluxe e no final do largo fazer uma travessia para a direita, atravessando a placa protegida por uma plaquete até à R1 da autopista.
L2 – 6a (35mts)
Escalar o L2 da autopista. No final do largo, podemos atravessar tudo à esquerda para a reunião da Cálice do Porto (duas argolas) ou seguir pelo canal, por uma rampa de ervosa e montar uma reunião na fissura (#2, #3 ou #4) ou com uma cordolete de 120mm à volta do carvalho mais sólido.
L3 – 6a+ (25mts)
Seguir a fissura da placa em direção a um pequeno tecto, onde há que superar o mesmo, para depois seguir por uma placa equipada da via Cálice do Porto.
L4 – IV (30 mts)
Atravessar para a direita em direção ao buraco. A sugestão aqui é o segundo de cordada não parar na reunião do largo anterior (L3) e seguir direto para dentro do buraco. Uma vez confortável dentro do mesmo reunir novamente a cordada. Poderão assinar o “livro de visitas” com alguma mensagem, dedicatória ou uma nota da vossa passagem. A partir daqui, escalar a chaminé até sair por cima do bloco onde estará uma plaquete no patamar. Pelo caminho irás passar por um frasco de vidro preso por um cordino, este servia como livro de visitas e permanece no local desde os anos 80. Este largo corresponde à via original KaKa Deluxe.
L5 – II (40mts)
Destrepe e caminhada por patamar até ao final do mesmo, com trepada para um grande patamar onde poderão montar alguma reunião com uma fita à volta de um calhau, giesta ou assegurar ao corpo.
L6 – V (15mts)
Seguir por um canal em direção a um azevinho, ao chegar a este, desviar para a direita escalando por uma fissura que permite contornar os azevinhos.
L7 – 6a (30mts)
Último largo da via. Saída clássica por cima da “Cabeça do Macaco”. Seguir pela placa evidente em direção a um ressalto, que pode ser protegido com um #0.75 ou um #3 antes do mesmo. Seguir as plaquetes com tendência para a direita até atingir aresta à direita. A partir daqui uma escalada fácil entre duas fissuras leva-nos ao topo da Meadinha.
Saída
A saída desde o topo faz-se caminhando por um trilho quase sempre evidente e marcado com mariolas. Inicialmente por umas escaladas de pedra à esquerda do marco geodésico do Escudo. Depois seguir as mariolas, contornado o monte até chegar à calçada que nos leva do Santuário até ao pântano, junto a uma ponte. Agora é só descer a calçada até à base da Meadinha.
Boas escaladas
MC


Vías de toda a parede da Meadinha. Fonte: http://meadinha.com/croquiGrande.jpg